Nos passados dias 4 e 5 de outubro de 2025, no Festival de Observação de Aves e Atividades de Natureza, no âmbito do Projeto Powerlines4Birds, a SPEA realizou um workshop sobre a interação das linhas elétricas com a avifauna, destacando ainda a apresentação do novo módulo de registo de incidentes com aves na aplicação da E-REDES.
Em ambos os dias, o workshop esgotou e os cerca de 40 participantes mostraram-se muito envolvidos, com inúmeras perguntas que revelaram grande interesse pelo tema e vontade de colaborar no futuro, registando potenciais incidentes na App E-REDES | E-REDES (no menu principal para aceder ao módulo de Incidentes com a avifauna é necessário selecionar "anomalias e intervenções", depois "situações de risco" e por fim "incidentes com aves).
A sessão combinou uma parte teórica, onde foram abordadas a interação das linhas elétricas com a avifauna, apresentado o projeto LIFE PowerLines4Birds aos participantes e explicadas as medidas de conservação que estão a ser implementadas no projeto, com uma componente prática que permitiu aos participantes experimentar a App e observar vestígios encontrados no campo, como penas e ossos. Esta interação prática foi muito apreciada e reforçou o entusiasmo dos participantes pelo tema da conservação das aves e da mitigação de impactos das linhas elétricas.
No sábado, a sessão foi filmada pela equipa da LengaLenga Filmes, no âmbito da produção do filme institucional do projeto LIFE PL4B, destacando a importância deste tipo de iniciativas para sensibilizar e envolver o público na proteção da avifauna.
São parceiros neste projeto a Liga para a Protecção da Natureza (LPN), a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), a QUERCUS - Associação Nacional de Conservação da Natureza, a Sociedad Española de Ornitología (SEO/Birdlife) e a E-Redes.