LIFE & Natura 2000 Contactos

Porque nem a chuva pára a dança, várias pessoas juntaram-se para uma caminhada em Entradas para observar aves e a sua dança nos céus. No entanto, um obstáculo muitas vezes esquecido são as linhas elétricas. Esta foi a motivação para uma caminhada pelas linhas elétricas da ZPE de Castro Verde.

A atividade arrancou com uma introdução ao projeto, à problemática das linhas elétricas e o trabalho que tem vindo a ser feito para conservar as espécies alvo do projeto, especificamente através da correção das linhas elétricas. De binóculos e telescópios na mão, cerca de 20 amantes da Natureza percorreram as linhas elétricas com uma nova visão e de olhos postos no céu.

Esta caminhada foi uma oportunidade para discutir as soluções implementadas para mitigar o impacto das linhas elétricas, e para observar no terreno estas correções em ação. Na ZPE de Castro Verde vários esforços têm contribuindo para linhas mais seguras, nomeadamente com sinalizadores, e os participantes puderam observar estes dispositivos nas linhas que se observaram ao longo da caminhada.

Para terminar, os participantes juntaram-se num ponto de observação de aves junto a uma represa e tiveram oportunidade de observar várias espécies como o colhereiro (Platalea leucorodia), pato-real (Anas platyrhynchos), mergulhão-de-crista (Podiceps cristatus) e galeirão (Fulica atra). Apesar de não termos observado nenhuma das espécies alvo do projeto, tão emblemáticas nesta região como a abetarda (Otis tarda), sisão (Tetrax tetrax) ou águia-imperial-Ibérica (Aquila adalberti), os participantes ficaram a conhecer a sua ecologia e o trabalho que a LPN e a equipa do LIFE PowerLines4Birds em particular, está a desenvolver para as conservar.

A equipa do LIFE PowerLines4Birds reafirma o compromisso da LPN com a proteção da avifauna. O trabalho que realiza não é apenas de interesse científico, mas uma verdadeira chamada à ação em defesa da natureza.