LIFE & Natura 2000 Contactos

A chegada dos rolieiros (Coracias garrulus) ao território português é sempre um momento bastante aguardado por observadores de aves e amantes da natureza. Estas aves coloridas e carismáticas encantam qualquer um enquanto pintam o céu de cores vibrantes.

O rolieiro é uma ave migradora, criticamente em perigo, que prefere zonas abertas, com sistemas agrícolas extensivos, matos pouco densos e montados esparsos. Faz o ninho em ruínas, em estruturas artificiais como caixas-ninho, e em cavidades de árvores. Alimenta-se preferencialmente de insetos grandes que caça a partir de pousos como vedações ou postes telefónicos e de eletricidade. Em Portugal, a espécie ocorre no interior centro e sul, mais precisamente nos distritos de Castelo Branco, Portalegre e Beja. No entanto, a espécie tem sofrido uma contração acentuada da distribuição nas últimas décadas, com excepção da ZPE de Castro Verde, onde se encontra cerca de 95% da população nacional.

Para promover a expansão da área de distribuição e o sucesso reprodutor desta ave, o Projeto PowerLines4Birds tem prevista a instalação de 50 caixas-ninho em Portugal em apoios elétricos corrigidos com medidas anti-electrocussão. Em preparação da época reprodutora, a E-Redes, parceira neste projeto, instalou as primeiras caixas-ninho. Durante o decorrer do projeto, as ONGA parceiras (Quercus, LPN e SPEA) irão monitorizar as caixas para verificar a ocupação e avaliar o sucesso desta medida.

A instalação de caixas ninho é uma estratégia crucial para apoiar a reprodução dos rolieiros em Portugal. Estas estruturas artificiais oferecem um espaço seguro para os rolieiros nidificarem, especialmente em áreas onde a perda de habitat tem sido um desafio. A escolha dos locais para as caixas ninho tem sido feita com base em estudos sobre o comportamento e a ecologia da espécie, garantindo que as estruturas sejam colocadas em áreas com boa disponibilidade de alimento e abrigo. Espera-se que esta medida favoreça o crescimento populacional da espécie à medida que as caixas ninho são ocupadas, e que o sucesso de novas posturas continue a colorir os nossos céus.

O projeto LIFE PowerLines4Birds é cofinanciado pelo Programa LIFE da União Europeia e tem como objetivo reduzir o impacto das linhas elétricas por eletrocussão e colisão na Península Ibérica, para 7 espécies prioritárias de aves altamente vulneráveis a estas ameaças.

São parceiros neste projeto a Liga para a Protecção da Natureza (LPN), a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), a QUERCUS - Associação Nacional de Conservação da Natureza, a Sociedad Española de Ornitología (SEO/Birdlife) e a E-Redes.

Conheça mais sobre o projeto em www.lifepowerlines4birds.lpn.pt/pt